"Os melhores fatores de previsão da felicidade são os interiores, não os exteriores". Sublinhamos a importância de ajudar as crianças a desenvolverem um conjunto de ferramentas interiores essenciais, com que possam contar ao longo de toda a vida. (Edward Hallowell, autor de The Childhood Roots of Adult Happiness) 

A missão do Projeto Crianças Felizes -Desenvolvimento infantil é promover o bem-estar físico, psicológico e social (um recurso complementar nas escolas e empresas (locais de trabalho ou de lazer dos Pais).

Os valores, como respeito pela individualidade de cada criança e da sua família; a confidencialidade, a confiança e segurança de um serviço que contribui para o bem-estar e felicidade das familias.

O nosso método de trabalho inclui sempre a afetividade na educação, com planos, rotinas que estimulam o fortalecimento da saúde, como o:

- desenvolvimento a partir da estimulação multissensorial em bebés, a auditiva, a tátil, a visual e a olfativa que reduz o stress no bebé. Numa sessão de estimulação, há o envio de sinais ao cérebro que fortalecem os processos neurológicos da aprendizagem no bebé; às sessões promovem a qualidade de vida individual e familiar; melhora a qualidade e quantidade de sono (em bebés saudáveis); e acelera o desenvolvimento da amamentação (em bebés prematuros); nestas sessões a colaboração dos Pais é essencial.

- Desenvolvimento da autonomia e de expressão motora. De forma gradual e segura, a criança cresce a procurar independência e liberdade. Nas aulas proporcionamos oportunidades para o treino da motricidade global e fina; Apreende a noção de tempo e espaço, sem ficar permanente dependente dos adultos.

- desenvolvimento emocional, da linguagem, da comunicação, e da motricidade. Nas aulas aprendem a controlar a agressividade, e a respeitar as regras da convivência; e a capacitar a criança para a comunicação e expressividade.

- desenvolvimento da interação social e com o ambiente (tanto familiar, como social e até com a natureza). Aulas que promovem o civismo, a educação em todas às acções das crianças, tendo em atenção os valores familiares e culturais. 

O nosso método, passa por:

Desenharmos planos de desenvolvimento (desde os 2 meses de idade) e planos educativos, de acordo com a idade, fase e nível de aprendizagem, após observação e avaliação pelos nossos técnicos. O objetivo é um desenvolvimento saudável e harmonioso.

A partir dos 2 meses de idade temos sessões multissensoriais e sinestésicas, para os bebés (massagens; música; estímulos).  Por exemplo, enquanto a Mãe cuida de si, está a treinar, a ler um livro, ou a descansar, nós estamos com o(s) seu(s) bebé(s), mas sempre perto da mãe e se for possível a colaboração dos Pais, será benéfico. Promovemos a ligação afetiva da criança á sua mãe, pai, cuidadores, e temos a missão de evitar a angústia de separação, entre filhos e Pais, cuidadores, nos primeiros meses de vida do bebé.

Os planos, na faixa etária dos 12 meses aos 10 anos de idade, estão desenhados para, no mínimo, 3 sessões mensais ( sessões de 2 - 8 horas/dia. Cada sessão está dividida em três momentos:

  1. momento da serenidade e concentração: atividades organizadas e orientadas, com muitos estímulos: exercícios e jogos para desenvolver as inteligências múltiplas ( brain-based Learning); e desenvolvimento da inteligência emocional;
  2. momento mais lúdico, atividades com movimento e música; com promoção da autonomia e desenvolvimento da inteligência emocional;
  3. momento de escuta e observação: a criança ter a experiência de ouvir o adulto e a criança ter a oportunidade de expressar-se; a criança ter espaço para a liberdade,  para a abertura cultural, para a criança escolher a atividade preferida. Incentivamos, neste momento, a individualidade, espontaneidade, a criatividade e imaginação, sem interferência;