Cristina Barbosa

Responsável pelo desenvolvimento do ABCD do Cérebro e das Crianças Felizes - Desenvolvimento Infantil


Sou especialista em desenvolvimento infantil, licenciada em psicologia, mestrado, com formação nas áreas de neurodesenvolvimento infantil e neuropsicologia pediátrica, aconselhamento parental e formação especializada em abordagens de ensino reconhecidas mundialmente.

Desde 2014, que me dedico, exclusivamente, a trabalhar só com famílias diferenciadas, no domicílio, com níveis elevados de exigência profissional, o que faz com que esteja sempre em constante investigação-formação. E também tenho a experiência de trabalhar em outros contextos, como Mentora no Projecto Peer Mentor Support do Programa Leonardo da Vinci, na equipa do Projeto Aventura Social, como Psicóloga Clínica (Estagiária) no Centro de Saúde Sete Rios-Lisboa e no projeto de voluntariado, como Técnica Superior, na Associação Ajude, nos serviços para infância e família, também a experiência de exercer a função de Directora Técnica do Clube, ALL-AGE, Actividades Lúdicas de Lisboa.

Em 2020, "abracei" um projeto de consultoria, aconselhamento e formação na área do desenvolvimento e saúde infantil /familiar.

Tenho uma outra paixão que é escrever livros infantis.


Catarina Mota


Responsável e colaboradora pelo desenvolvimento das Crianças Felizes - Desenvolvimento Infantil


Sou especialista em desenvolvimento infantil, licenciada em Dança, tenho formação profissional em Dança Movimento Psicoterapia (ISPA e PRAIA APDMT) e em Desenvolvimento Infantil


Desde 2016, que me dedico ao desenvolvimento infantil pelo Gymboree Play and Music Portugal, mas também dou aulas de Ballet a diferentes faixas etárias, e Dança Criativa a crianças. 

Através do Gymboree, trabalhei com crianças com necessidades especiais nas casas de acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e nas creches onde dou aulas, o que faz com que esteja sempre em constante aprendizagem e formação. 

Escrevi um artigo para a revista Crescer, sobre a importância da dança nas crianças, em Março de 2017.

Tenho Formação em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida no Bebé e na Criança, dada pelo Instituto 4life.

Fiz voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome, no Banco do Bebé (Maternidade Alfredo da Costa), no Hospital Dona Estefânia e na Operação Nariz Vermelho.

Em 2020, "abracei" este projeto na área do desenvolvimento e saúde infantil/familiar.

Ana Centúrio Lourenço


Enfermagem


Sou licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2015 e sempre tive curiosidade pela área da saúde materno-infantil. 

A minha primeira experiência profissional foi na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Santa Maria. Aqui, surgiu a vontade de explorar esta área.

Concluí a pós-graduação em "Cuidados à Pessoa em Situação Crítica" pela Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, tendo realizado o estágio final na Unidade de Neonatologia. Foi neste estágio que tive a certeza que o meu futuro profissional tem de passar pelo ao contacto com a recém-mãe e com o recém-nascido, quer seja no apoio aos cuidados ao bebé quer seja no apoio à amamentação. 

Tenho formação no sono do bebé e da criança e estou neste momento a completar o curso de Assessora de Lactação com o objetivo de consolidar os conhecimentos que adquiri ao longo da minha experiência profissional.

E é com muito entusiasmo que abraço este novo projeto profissional estando disponível para apoiar as famílias durante os primeiros meses de vida do bebé, numa fase tão bonita mas simultaneamente tão desafiante.