"Os melhores fatores de previsão da felicidade são os interiores, não os exteriores". Sublinhamos a importância de ajudar as crianças a desenvolverem um conjunto de ferramentas interiores essenciais, com que possam contar ao longo de toda a vida. (Edward Hallowell, autor de The Childhood Roots of Adult Happiness) 

A missão do Projeto Crianças Felizes - Desenvolvimento infantil é ajudar a contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social nas famílias (um recurso complementar nas escola e empresas (locais de trabalho ou de lazer dos Pais). 

Os valores, como respeito pela individualidade de cada criança e da sua família; a confidencialidade, a confiança e segurança de um serviço que promove o bem-estar e felicidade na Família. 

O nosso método de trabalho promove todos os dias afetividade na educação, com planos, rotinas que estimulam o:

- desenvolvimento da autonomia, de forma gradual e segura, a criança cresce a procurar independência e liberdade, aprende a encontrar soluções, a interiorizar a razão dos limites. Apreende a noção de tempo e espaço, sem ficar permanente dependente dos adultos.

- desenvolvimento emocional, da linguagem, da comunicação, e da motricidade, ou seja, capacitar às crianças para a comunicação e expressividade, o caminho da comunicação junto com a responsividade.

- desenvolvimento da interação social e com o ambiente (tanto familiar, como social e até com a natureza) de forma cívica, educado e sob os valores familiares e culturais. 

O nosso método, passa por:

Desenharmos planos de desenvolvimento (desde os 2meses de idade) e planos educativos, de acordo com a idade, fase e nível de aprendizagem da criança, após observação e avaliação. O objetivo é um desenvolvimento saudável e harmonioso.

A partir dos 2 meses de idade temos sessões multissensoriais e sinestésicas para os bebés (massagens; música; estímulos).  Por exemplo, enquanto a Mãe cuida de si, está a treinar, a ler um livro, ou a descansar, nós estamos 1h com o(s) seu(s) bebé(s), mas sempre perto da mãe. Promovemos a vinculação ou ligação afetiva da criança á sua mãe, e temos a missão de evitar a angústia de separação, entre filhos e Pais, nos primeiros meses de vida do bebé.

Os planos, na faixa etária dos 12meses aos 10Anos de idade, estão desenhados para, no mínimo, 3 sessões mensais ( sessões de 2 - 8horas/dia. Cada sessão está dividida em três momentos:

  1.  momento da serenidade e concentração: atividades organizadas e orientadas, com muitos estímulos: exercícios e jogos para desenvolver as inteligências múltiplas ( brain-based Learning); e desenvolvimento da inteligência emocional;
  2. momento mais lúdico, atividades com movimento e música; com promoção da autonomia e desenvolvimento da inteligência emocional;
  3. momento de escuta e observação: a criança ter a experiência de ouvir o adulto e a criança ter a oportunidade de expressar-se; a criança ter espaço para a liberdade,  para a abertura cultural, para a criança escolher a atividade preferida. Incentivamos, neste momento, a individualidade, espontaneidade, a criatividade e imaginação, sem interferência;